ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Atendimento a criança 2

ATENDIMENTOS PREVENTIVOS

As visitas regulares ao dentista permitem o acompanhamento da saúde dos dentes e gengiva. Mesmo pequenas alterações são notadas e podem receber intervenção no momento exato.

LIMPEZA PROFISSIONAL (profilaxia)

Com os dentes limpos e secos é possível visualizar lesões iniciais de cárie e evitar a progressão delas. Também é possível notar onde há acúmulo de alimentos, orientando melhor a higiene.

ORIENTAÇÕES DE HIGIENE

De forma lúdica e adaptada para cada idade, motivo as crianças e adolescentes a realizarem o autocuidado através da escovação. Oriento os pais sobre a escolha do creme dental, escova de dentes e fio dental, trazendo técnicas que facilitam o dia-a-dia.

SELANTES: DENTES NOVOS PROTEGIDOS

Aplicação de um material que ajuda na proteção dos dentes permanentes que surgem por volta dos 6 anos, evitando o aparecimento da cárie.

TRATAMENTOS CURATIVOS:

Resolvendo os problemas instalados

RESTAURAÇÕES

Os procedimentos restauradores são realizados para que o dente realize suas funções, perdidas pela ação da doença cárie ou de um trauma, por exemplo.

TRATAMENTO ENDODONTICO EM DENTES DECÍDUOS

(canal em dente de leite)

Quando a cárie progride, a parte sensível do dente (polpa) é afetada e precisa de tratamento. Muitas vezes a criança relata dor, inchaço no rosto, alteração da cor do dente ou ainda uma “bolinha na gengiva”, sinalizando a necessidade de intervenção. Alguns casos de trauma também podem exigir tratamento de canal.

EXTRAÇÕES

A remoção dos dentes pode ser feita quando apresentam uma destruição extensa, quando estão moles e não conseguem ser removidos em casa, ou ainda por indicação do ortodontista.

BRUXISMO

O ranger de dentes das crianças é um sinal de alerta. O bruxismo infantil não se trata de uma condição natural e deve ser investigado, pois manifesta a presença de outros problemas. A odontologia avalia, acompanha e trata a condição dentária desta parafunção, em conjunto com outros profissionais da saúde, que complementam o tratamento.

ORTODONTIA

Preventiva e corretiva

O tratamento com aparelhos é utilizado mesmo quando as crianças ainda tem dentes de leite, procurando melhorar problemas de mordida e alinhar os dentes.

CONHEÇA MAIS ATENDIMENTOS

Clique e saiba mais